domingo, 13 de julho de 2008

Só a opinião conta

Já aqui defendemos várias vezes esta tese, mas acho que nunca é demais repetir: na luta das ideias, a esquerda socialista tem muito a aprender com a «direita gramsciana» e em particular com F. A. Hayek, um dos seus mais brilhantes economistas políticos. Temos então de agir como se fosse totalmente verdade o que ele disse um dia: «nada é inevitável na existência social e só o pensamento faz que as coisas sejam o que são». Só a opinião conta na condução dos assuntos humanos. Em Portugal, essa opinião tem que ser cada vez mais socialista. Quebrar a hegemonia neoliberal é tarefa para todas as esquerdas.

Assim, só podemos saudar o aparecimento da ops! Revista de Opinião Socialista. O lançamento é amanhã. A avaliar pelos editores e pelos colaboradores e temas do primeiro número, isto promete: «Manuel Alegre e a Corrente de Opinião Socialista em Lisboa lançam dia 14, segunda-feira, no Hotel Altis, às 18h30, a ops! – REVISTA DE OPINIÃO SOCIALISTA –, com o primeiro número dedicado ao tema Trabalho e Sindicalismo. A apresentação da revista inclui a realização de um debate sobre Trabalho e Sindicalismo, com Manuel Alegre, Manuel Carvalho da Silva, João Correia e José Leitão, com moderação de Elísio Estanque.Neste número, a actualidade da reforma do código do trabalho, a crescente conflitualidade social e o papel do sindicalismo pontificam o dossiê editado por Elísio Estanque, tendo como convidados André Freire, Ana Paula Marques, Patrícia Jerónimo, entre outros. A revista inclui ainda uma extensa entrevista com Manuel Carvalho da Silva, sobre o processo negocial do código do trabalho e as dificuldades do sindicalismo em Portugal».

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente blog. Chamou-me à atenção o nome, vindo do Ettore Scolla, mas o conteúdo merece que o inclua nos meus recomendáveis

Anónimo disse...

Se é só a opinião que conta, já era tempo de lhe dar alguma dignidade e fazer dela uma revista em formato papel. Infelizmente tornou-se um pleonasmo necessário.

Tiago Moreira Ramalho disse...

Referi-me ao vosso blogue e ao artigo de André Freire no meu blogue. Achei conveniente avisar.

http://oafilhado.blogspot.com/